Interact Club de Paraguaçu Paulista

PAUL PERCY HARRIS,O FUNDADOR DO ROTARY INTERNATIONAL

Paul Percy Harris nasceu em 19 de abril de 1868 em Racine, Wisconsin, nos Estados Unidos, ao norte de Chicago. Foi o segundo dos 6 filhos de George N. Harris e Cornelia Bryan Harris. Por problemas financeiros, aos dois anos foi morar, juntamente com seu irmão Cecil, então com 5 anos, com seus avós paternos Howard e Pamela Harris, na cidade de Wallingford, no Estado de Vermont, nos Estados Unidos.

Foi aí que praticamente começou o direcionamento da vida de Paul Harris, como ele mesmo recorda em suas memórias "Meu Caminho para Rotary": “ Eu tive o privilégio de viver em um lar estável, onde não faltava nada e nada era excessivo; onde os ideais eram os mais elevados e a educação era o objetivo supremo.” Esta visão em direção à educação o levou às Universidades de Iowa, onde se formou advogado e obteve o título de doutor honorário na Universidade de Vermont.

Ao receber o seu diploma, Paul decidiu que passaria cinco anos conhecendo o mundo antes de se dedicar à sua nova profissão de advogado. Foi neste tempo que trabalhou como repórter de jornal, professor de economia, ator de teatro e cowboy. Fez também inúmeras viagens pelos Estados Unidos e Europa como representante de uma companhia de mármores e granitos.

Finalmente, em 1896 decidiu advogar em Chicago. O ambiente da cidade era difícil, com muita imoralidade, Incêndios fraudulentos, e falências, melhorando em 1900 com o fechamento das casas de jogos e tavernas, com a Promulgação da Lei Federal de Falências e a segregação da prostituição. Foi advogado durante 32 anos, membro do Colégio de Advogados do Estado de Illinois, do Colégio Americano de Advogados e Presidente da Comissão de Ética Profissional do Colégio de Advogados de Chicago. Em um dia no outono de 1900, Paul P. Harris se encontrou com o advogado Bob Frank para jantar em um luxuoso bairro no norte de Chicago. Eles saíram para uma caminhada parando em algumas lojas no caminho. Harris ficou impressionado com a maneira como Frank tinha feito amizades com muitos dos vendedores.

Desde que se mudara para Chicago para abrir seu escritório de advocacia, Harris não havia encontrado a mesma Camaradagem que Frank tinha com seus colegas empresários, e naquele momento começou a pensar em como encontrar esse tipo de companheirismo que o lembrava da cidade em que ele havia crescido na Nova Inglaterra. Em 23 de fevereiro de 1905 Paul Harris, juntamente com outros três homens de negócios: Silvester Schiele, comerciante de carvão, Gustavus Loehr, engenheiro de minas e Hiram Shorey, alfaiate, reuniram-se no Edifício Unity, na N orth Deaborn Street, 127, 7º andar formando o primeiro clube. O primeiro Presidente foi Silvester Schiele. O clube recebeu o nome de “Rotary” devido ao fato de que seus sócios se reuniam em rodízio nos respectivos locais de trabalho, em um sistema de rodízio. Seu quadro associativo cresceu rapidamente. Em 1907 surgiu o primeiro projeto comunitário: a instalação do primeiro sanitário público da cidade de Chicago, localizado perto da Prefeitura.

Em 1910 foi realizada a primeira Convenção, congregando se os clubes na Associação Nacional de Rotary Clubs. Paul Harris foi eleito Presidente da Associação. Nessa Convenção, por proposição de Arthur Frederik Scheldon, professor de marketing, foi adotado o lema: “mais se beneficia quem melhor serve seus companheiros”. Paul conheceu a sua futura esposa Jean Thompson em 1910 durante um passeio organizado pelo Prairie Club of Chicago, um grupo de amadores de atividades ao ar livre que ele ajudou a formar. Paul e Jean casaram-se em julho Daquele mesmo ano e dois anos mais tarde Paul construiu uma casa com vista para o campo onde eles se encontra ram pela primeira vez. A casa recebeu o nome de Comely Bank, o mesmo nome da rua onde Jean morou em sua infância, em Edimburgo, na Escócia. Paul e Jean não tiveram filhos.

Na 2ª Convenção, em Portland, Oregon, no ano de 1911, Paulo foi reeleito, dedicando-se ao desenvolvimento e expansão. Aprovou-se a proposta de Benjamin Franklin Collins, adotando-se o lema: “Servir, porém não a si próprio. Somente 40 anos depois, na Convenção de 1950, em Detroit, Michigan, EUA, foram oficialmente designados os lemas: “Mais se beneficia quem melhor serve” e “Dar de si antes de pensar em si”. O primeiro Rotary Club fora dos Estados Unidos foi fundado em 1911 em Winnipeg, Manitoba, Canadá. Nesse ano Nasceu a “The National Rotarian” publicação precursora da revista "The Rotarian".

Na Convenção de Duluth, Minnesota, em 1912, o nome foi mudado para Associação Internacional de Rotary Clubes, e encurtado em1922 para Rotary International.

Os Harris viajaram pelo mundo promovendo Rotary, sempre reconhecido como personalidade mundial, destacada, tendo recebido inúmeras condecorações. No Brasil, em 1942, recebeu do Presidente Getúlio Vargas, a “Ordem do Cruzeiro do Sul.

Paul faleceu em Comely Bank em 27 de janeiro de 1947 com 79 anos e foi enterrado no cemitério Mount Hope, nos arredores de Blue Island, perto da sepultura de seu velho amigo Silvester Schiele. Após a morte de Paul, Jean retornou à Escócia, sua terra natal, onde faleceu em 1963, com 82 anos. Em "Meu Caminho para Rotary", Paul atribui os valores nele incutidos por seus avós e vizinhos, a base que o levou à concepção de Rotary:

O Rotary nasceu do espírito de tolerância, boa fé e serviço, qualidades Características de meus familiares e companheiros de infância na Nova Inglaterra. Tenho tentado transmitir minha fé nesses valores a outros Seres humanos, com a mesma intensidade com que ela brilha dentro de mim”.


Notícias do Clube

Seminário Distrital da Fundação Rotária está acontecendo neste domingo em Assis.

Neste momento na Casa da Amizade, na cidade de Assis, o Distrito 4510 realiza o  Seminário da Fundação Rotária. O Coordenador Distrital da Fundação Rotária, Ricardo de Maio Bermejo, GD 2013-14, associado do Rotary Club de Assis Norte, desenvolveu a programação em conjunto com o Governador 2019-20, Marcos Antônio Carchedi, associado do Rotary Club de Marília Tradição. O Instrutor Distrital, Valdeir Fagundes de Queiros, GD 2000-01, comentou que  quanto a participação dos associados o objetivo foi alcançado, "temos uma plateia que nos atende e as exposições estão ocorrendo dentro do tempo que foi estabelecido, isto é essencial para cumprirmos o que foi planejado". Um formato diferente do tradicional foi aplicado a este seminário. Sem mesa presidencial, de forma simples e prática o evento foi aberto pelo Governador, Marcos Antônio Carchedi. "O que nós queremos é que haja praticidade, o tempo é muito importante em encontros como este. Aqui a prioridade está sendo levar a informação e o companheirismo". "Estou muito feliz pela presença dos rotarianos do distrito. A programação que estabelecemos, visou compartilhar o maior número possível de informações, pois vemos a necessidade de que os associados participem, aprendam e ensinem nos clubes aquilo que aqui foi visto e aprendido", comentou Bermejo A ação "1º Pedalando contra a Pólio", foi lançada e será realizada no dia 27 de outubro, às 09h00. "Este projeto foi nos passado pelo Distrito 4630, e está em sua sexta edição. O objetivo é conectar, envolver todos os rotarianos do distrito e fortalecer a nossa Imagem Pública", comentou o Governador Carchedi. "O Rotary pede para que possamos engajar os rotarianos e uma ação como esta pode nos unir ainda mais, projetar a nossa Imagem Pública e termos momentos de felicidade. O tempo é curto, próximo, mas é um grande desafio para todos nós. Espero que tenhamos uma adesão de todos os 67 clubes", disse Gesner Dias Júnior, Coordenador Distrital de Imagem Pública. Quanto ao Seminário deste domingo (22), 255 rotarianos estão presentes, representando 65 clubes. Apenas dois Rotary Clubs não compareceram. Os presidentes dos Rotary Clubs de Assis foram homenageados, Assis, Assis Norte, Assis do Vale e Assis Fraternal, pela recepção dada aos associados do distrito.  O próximo seminário será realizado no dia 27/10, na Casa do Médico, em Presidente Prudente, Seminário Distrital de Imagem Pública, que terá a presença da Coordenadora Regional de Imagem Pública, Ligéia Stvanin. O Rotary Conecta o Mundo Gesner Dias Júnior Coordenador Distrital de Imagem Pública Coordenador Assistente de Imagem Pública, Região 27 Governador 2015-16  

Postado em 22 de Setembro de 2019 por

Seminário da Fundação Rotária será realizado neste domingo (22) em Assis.

Acontece neste domingo (22), em Assis, na Casa da Amizade, com início das inscrições a partir das 07h30, o Seminário Distrital da Fundação Rotária. O Coordenador Distrital da Fundação Rotária, Ricardo de Maio Bermejo, Governador 2013-2014. associado do Rotary Club de Assis Norte, falou sobre a programação desenvolvida para este evento "o objetivo foi planejar uma programação bem diversificada com temas que nos conectam com o mundo através das áreas de enfoque, os projetos distrital e global, as formas de contribuições, os fundos,  enfim uma participação diversificada, com várias apresentações todas conectadas com a nossa Fundação e com o Rotary". "A participação dos rotarianos é muito importante para que sigamos com um dstrito atuante e que todos estejam conectados na mesma direção. O conhecimento é a chave para o sucesso dos clubes e por este motivo esperamos um seminário com a presença marcante dos rotarianos", concluiu Bermejo.  O Governador do Distrito 4510, 2019-20, Marcos Antônio Carchedi. associado do Rotary Club de Marília Tradição, reforçou a importância da participação dos associados do distrito nos eventos distritais. "O Rotary tem buscado diversas soluções para que os rotarianos se engajem em nossos clubes. Nas ações desenvolvidas , nos encontros como este,  temos a grande oportunidade de envolvermos nossos associados, por exemplo, trazendo os mais novos admitidos e os que se encontram um pouco distantes". A Missão da Fundação Rotária é capacitar os rotarianos para que possam promover a boa vontade, paz e compreensão mundial por meio do apoio a iniciativas de melhoria da saúde, da educação e do combate à pobreza. Há mais de um século, o Rotary começou a sua missão de servir à humanidade, implementando pequenos projetos para abordar necessidades locais. Hoje, os 35.000 Rotary Clubs ao redor do mundo continuam mantendo essa tradição em suas comunidades. Os recursos cada vez mais volumosos da Fundação Rotária incentivaram os rotarianos a empreender projetos ambiciosos e de grande porte. Os Subsídios Globais da Fundação Rotária financiam projetos sustentáveis de grande impacto e com metas mensuráveis em seis áreas de enfoque, cada qual com várias opções de atuação. No decorrer dos anos, os projetos tornaram-se ainda mais grandiosos e os resultados mais duradouros. Anteriormente, os clubes abriam poços d’água e passavam a outro projeto. Hoje, eles instalam sistemas integrados de recursos hídricos e saneamento, e ensinam aos moradores a mantê-los.  O Seminário deste domingo tem previsão de abertura para às 07h30 e o encerramento para às 13h00. O Rotary Conecta o Mundo Gesner Dias Júnior Coordenador Distrital de Imagem Pública Coordenador Assitente de Imagem Pública,  Região 27 Governador 2015-16

Postado em 21 de Setembro de 2019 por

COMPANHEIROS DO ROTARY CLUB DE PRESIDENTE PRUDENTE-SUL SE COMPROMETEM A CUMPRIR A META ANUAL DA TRF-CONECTADO A FUNDAÇÃO ROTARIA(2019-20)

COMPANHEIROS DO ROTARY CLUB DE PRESIDENTE PRUDENTE-SUL SE COMPROMETEM A CUMPRIR A META ANUAL DA TRF-CONECTADO A FUNDAÇÃO ROTARIA(2019-20) Em Visita Oficial no ROTARY CLUB DE PRESIDENTE PRUDENTE-SUL,  realizada no dia 19 de SETEMBRO de 2.019, do Governador Distrital 2019-20(D.4510) Marcos Antonio Carchedi e sua esposa Regina Mara Carchedi foram entregues os botons  "CONECTADO A FUNDAÇÃO ROTÁRIA",  que aduzo ao comprometimento de todos os companheiros do clube em doar  100,00 US$ (dólares) anual para a Fundação Rotaria, no programa; TODOS OS ROTARIANOS TODOS OS ANOS. O clube terá até a data da Conferência Distrital 2019-10, final de Maio de 2020, para fazer as doações a Fundação Rotaria, podendo ser utilizada diversas formas. O momento foi registrado com a FOTO de exibição da faixa (banner) da campanha das metas do ano 2019-20, intitulada "COMPANHEIROS 100% CONECTADOS” da campanha “CONECTADO A FUNDAÇÃO ROTÁRIA”.   A Governadoria Distrital D.4510 – Ano Rotário 2019-20, agradece a todos os companheiros do clube, pelo comprometimento e determinação em cumprir as metas deste ano rotário.   “O ROTARY CONECTA O MUNDO”   Comissão Distrital da Fundação Rotaria Ano Rotário 2019 – 20 Distrito 4.510  

Postado em 20 de Setembro de 2019 por

Reuniões Sextas-Feiras | 18:30
Av galdino ,00 Cep: 19700-000